Os motores de pesquisa, como o Google, Bing e Yahoo, são atualmente a principal fonte de pesquisa utilizada pelos internautas, quando surgem dúvidas ou curiosidades sobre os mais variados tópicos. A título de exemplo, são em média realizadas por minuto mais de 4 milhões de pesquisas no Google em todo o mundo.

Números como os apresentados acima, remetem para a real importância das empresas otimizarem os seus sites para estas plataformas, não podendo de todo ser descurado. Frases comuns e, reflexo dos dias de hoje, como “se não está na net é porque não existe” ou “se está na net é verdade”, traduzem bem o facto de o sucesso de um qualquer negócio também depender de aparecer ou não nos resultados das pesquisas realizadas.

Estas pesquisas podem ser sobre tópicos relacionados com os produtos ou serviços do seu negócio, ou apenas o nome/marca. Não são raras as vezes em que um utilizador pesquisa diretamente por uma marca e outros sites aparecem primeiro que o site da marca pesquisada. Isto deve-se na maior parte dos casos, a uma trabalho de SEO mal realizado.

O que é Search Engine Optimization (SEO)?

Numa tradução literal da sigla SEO, esta significa Otimização para Motores de Pesquisa. Na prática, consiste num conjunto de técnicas tanto on-site como off-site, que têm o objectivo de ranquear as páginas do seu site nas primeiras posições das páginas de resultados dos motores de pesquisa, designadas de SERP (Search Engine Results Page), quando determinado termo é pesquisado pelos utilizadores.

A disciplina de SEO está focada naquilo que se chamam os resultados orgânicos.

Porquê resultados orgânicos?
Existem duas formas para conseguir aparecer na primeira página de pesquisa, ou através de anúncios pagos, utilizando plataformas como o Adwords, ou então “lutando” pelas posições orgânicas, recorrendo às boas práticas de SEO.

A nomenclatura “orgânico”, surge do facto de o tráfego dirigido para o seu site resultar de pesquisas aleatórias, feitas de forma orgânica, pelos utilizadores e do facto de serem visitas não pagas.

A análise SEO é fundamental, o seu público-alvo e os seus clientes vão estar à sua procura. Negligenciar esta componente do marketing digital, é abdicar de negócio e da sua visibilidade.

Que impacto tem na sua empresa a análise SEO?
Independentemente do seu tipo de negócio, nem deveríamos estar a falar do impacto ou não que o SEO pode ter, mas sim de uma obrigatoriedade. Fundamentalmente podemos estar a falar da diferença entre ter ou não ter uma presença online, com o prejuízo claro que isso acarreta actualmente.

A sua marca quer hoje estar onde os seus clientes/utilizadores procuram por necessidades, dúvidas e informação, no fundo, da resolução para os seus problemas.

Analisando por outro ponto de vista, não existem pesquisas “vazias”. Se alguém procurar pela sua marca, tipo de serviços, tópicos associados ou conteúdo relacionado com o seu negócio e o seu conteúdo não aparecer, alguém vai lá estar para garantir essa presença. Ao mesmo tempo que pode não estar a conseguir angariar novos clientes/público, está também a perdê-los para a concorrência.

Como implementar?
SEO é uma disciplina técnica, requer estudo permanente e execução feita por pessoas, equipas, agências ou consultoras que percebam realmente como executar todos os passos e definição de estratégia, para conseguir os melhores resultados possíveis.

Salvaguardando o parágrafo anterior, existem passos mais simples que devem e podem ser executados sem grandes recursos técnicos, entre eles estão as regras básicas de escrita para indexação nos motores de pesquisa.

Se estiver a usar algum CMS (ex: WordPress), existem inúmeros plugins que também o podem ajudar nesta tarefa. Estes podem ajudá-lo otimizar o conteúdo, inserir meta tags ou mesmo elaborar um sitemap, entre outras práticas e técnicas associadas ao SEO.

Tenha em consideração que isto é um trabalho contínuo, e que, da mesma forma que você está a trabalhar, milhares de outros sites o fazem todos os dias.

5 dicas para atingir o sucesso nos motores de busca

  1. Identificar quais as questões importantes para o seu público-alvo, como as vai responder e criar conteúdo relevante à volta desses tópicos;
  2. Produzir, atualizar e otimizar conteúdo de forma regular;
  3. Criar uma estratégia de relações públicas e trabalhar em conjunto com influenciadores da área para promover o seu conteúdo, produtos e no final do dia, o seu site. A Google valoriza links de qualidade que estejam a apontar para o seu site;
  4. Garantir a velocidade do seu site, de forma a que este responda rápido aos pedidos de um utilizador;
  5. Adaptar o seu site para os smartphones, tornando-o responsivo. Os motores de busca valorizam cada vez mais esta componente, uma vez que as pesquisas em smartphones continuam a crescer diariamente. O conceito de Mobile First é cada vez mais relevante.

A análise SEO é fundamental, o seu público-alvo e os seus clientes vão estar à sua procura. Negligenciar esta componente do marketing digital, é abdicar de negócio e da sua visibilidade.