Em 1996, Bill Gates escreveu um ensaio intitulado “Content is King”. Nos anos seguintes, a revolução que a internet e as tecnologias digitais trouxeram para o quotidiano vieram confirmar e extrapolar esta ideia, abrindo uma nova janela de oportunidades e possibilidades para o marketing das empresas.

Numa época em que os modelos de negócio de qualquer área se pautam pelos comportamentos digitais de cada público-alvo, o Content Marketing torna-se, assim, uma aposta fundamental e indispensável.

Porquê investir em Content Marketing?

O Content Marketing é uma ferramenta que dá resposta a um novo tipo de comportamento do consumidor, alinhada a estratégias de Inbound Marketing.

No contexto atual, os consumidores são mais ativos na busca de informação que possa ajudar a resolver um determinado problema e têm mais canais de informação disponíveis para isso. O Content Marketing atende a esta demanda de informação, possibilitando ainda aumentar a notoriedade e o reconhecimento de um determinado produto, serviço ou marca de modo estratégico e segmentado para uma audiência com interesses particulares.

De dúvidas quotidianas a temas específicos, como uma questão relacionada às contra-indicações de um determinado medicamento, são inúmeras as pesquisas realizadas diariamente nos motores de busca. Responder a estas perguntas com conteúdo relevante e de confiança é uma das oportunidades que o Content Marketing tem para impactar positivamente clientes potenciais de uma marca.

Mas o Content Marketing não se restringe aos algoritmos do Google, é preciso pensar numa perspectiva multi channel, incluindo as plataformas de social media, email, vídeo, etc. que envolvam estratégias distintintas, incluindo Marketing Automation.

Vantagens do Content Marketing

Desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo não deve ser apenas escrever textos, ou produzir vídeos, ou criar ebooks. Deve ser elaborada com um propósito claro desde o tipo de conteúdo que se vai criar até à sua frequência e distribuição.

O conteúdo deve ser pensado de forma específica para um público específico. Para além disso, deve ser diversificado por forma a mostrar o lado humano de cada negócio e estabelecer uma ligação emocional e íntima com o leitor, sendo este o elemento que vai diferenciar a marca de todos os concorrentes.

Se o plano for bem elaborado, as vantagens a curto e longo prazo podem ser inúmeras, tais como:

  • Aumento de visitas e tráfego ao website;
  • Aumento da notoriedade e credibilidade da marca;
  • Criação de uma figura de autoridade dentro da área;
  • Promoção de relações duradouras com o público-alvo;
  • Aumentar a visibilidade online;
  • Maior fidelização de clientes;
  • Aumento dos leads;
  • Aumento das vendas.

O Content Marketing deve ser visto como um aliado na estratégia global de marketing e vendas de uma marca ou negócio, pelo que os seus objetivos e princípios devem estar clarificados. O conteúdo produzido no âmbito do Content Marketing não deve ter tom comercial, sendo que não é este o seu propósito, mas sim ser útil para o visitante e ajudá-lo a resolver os seus problemas. Isto faz com que se crie uma imagem positiva da marca, que, posteriormente, pode levar a conversões.