Inteligência artificial no negócio

A inteligência artificial pode aparentar ser um conceito recente e da moda, mas já remete aos anos 80, quando surgiu pela primeira vez. Aos poucos ela tem ocupado um lugar na nossa vida, deixando de surgir apenas nos filmes de ficção de domingo à tarde. Hoje já é possível entrar no carro e pedir ao assistente virtual para ligar para à sua mãe para que ela vá ir buscar os seus filhos à escola por exemplo.

No quotidiano parece ser efetivamente uma ferramenta útil e que facilita a vida e nos negócios? Será que a inteligência artificial já é vista como uma ferramenta de vasta aplicação? E que agrega valor quer para a empresa, quer para o consumidor?

Neste artigo respondemos a estas e a mais questões sobre como pode aplicar esta tecnologia promissora no seu negócio de forma a otimizar a relação com os seus clientes.

Em que consiste a Inteligência Artificial?

A inteligência artificial (bastante conhecida pela sigla IA) é a capacidade de uma máquina, controlada por um computador, pensar, aprender, decidir, realizar tarefas e resolver problemas de forma inteligente e automatizada. Podemos olhar para esta tecnologia como um simulador do raciocínio humano e que pode ser aplicada em diversos setores de atividade como é o caso da saúde, do entretenimento, das telecomunicações ou até mesmo da agricultura.

Mas afinal o que significa inteligência artificial para os negócios? Para responder a esta questão, vamo-nos focar em duas áreas fundamentais e transversais a qualquer setor de atividade, o marketing e as vendas.

4 formas de utilizar a inteligência artificial em benefício do seu negócio

A inteligência artificial permite identificar oportunidades através da leitura, interpretação e aplicação dos dados de forma eficaz que, na maior parte das vezes, se apresentam confusos e/ou desorganizados.

Porém, a facilidade na utilização dos dados não é a única vantagem. A inteligência artificial para os negócios é muito mais que isso e pode ser aplicada nas mais variadas vertentes, principalmente na relação entre marcas e consumidores.

Vejamos então as 4 formas de utilizar a inteligência artificial para otimizar a relação com os consumidores

  1. Recurso a assistentes virtuais e chatbots 

    A partir do momento em que os consumidores se sentem à vontade para requisitar um Uber através da Alexa, ou para confiarem a sua agenda profissional à Siri, por que não se sentiriam à vontade para interagir com o seu website ou aplicação da mesma forma? A aposta em interfaces conversacionais pode ser um boom para o seu negócio, com estas pode interagir com os consumidores, aprender as suas preferências e antecipá-las conforme o comportamento adotado.

  2. Personalização 

    Está provado que a criação de experiências personalizadas converte. E arriscamo-nos a dizer que não cairá em desuso. Através de machine learning é possível personalizar não só as experiências como também a comunicação que temos com os diferentes perfis de consumidor. Dois excelentes exemplos são o da Netflix, que nos recomenda filmes ou séries conforme a nossa interação na plataforma; e o do Spotify, que semanalmente lança para cada utilizador uma Discover Weekly Playlist.Acreditamos que, num futuro próximo, o sucesso das marcas estará na sua diferenciação relativamente à personalização da experiência (produtos, serviços e anúncios) baseada nos interesses pessoais dos consumidores.

  3. Automação 

    Já alguma vez parou para pensar que a tecnologia serve para nos ajudar a concretizar tarefas de forma mais rápida, eficaz e menos dispendiosa? A inteligência artificial, através de machine learning, ajuda os negócios a automatizar determinadas tarefas agilizando processos e acelerando resultados. Perceber e interpretar os comportamentos dos utilizadores e reagir automaticamente de acordo com os mesmos influenciará certamente resultados em

  4. Análise de dados avançada 

    A essência da inteligência artificial é a sua capacidade de detetar padrões comportamentais através da interpretação de dados. A complexidade destes padrões levaria dias para que um ser humano o identificasse. Esta aprimorização da análise de dados, possível com o machine e deep learning, permite prever outros padrões e, até, situações futuras. 

    A título de exemplo é possível, através da análise de dados, saber um pouco mais sobre o comportamento do consumidor, como o melhor horário e meio para o contactar ou produtos e serviços preferenciais.

Melhor marketing significa melhores vendas, em contexto IA?

Um dos pilares que sustenta a transformação digital nos negócios é a forma como estes se relacionam com os seus clientes, e a inteligência artificial, tal como referimos em cima, atua nesse mesmo sentido. Um dos seus principais objetivos passa por aumentar a satisfação dos clientes, quer seja oferecendo um atendimento mais rápido e personalizado ou resolvendo problemas de forma instantânea sem causar transtornos ao utilizador.

Para além de aumentar a taxa de fidelização de clientes, a utilização da inteligência artificial apoia as marcas a otimizar as suas estratégias de marketing no sentido de conquistar novos clientes.

Por isso, e respondendo à questão inicial, a inteligência artificial para os negócios bem aplicada pode significar melhor marketing e mais vendas.

Por último, e embora se continue a pensar que a inteligência artificial é algo que está longe da realidade das empresas portuguesas, a verdade é que para lá caminhamos e que, enquanto consumidores que também somos, já não passamos sem ela. A questão que lhe colocamos é: será que o seu negócio está preparado para implementar esta tecnologia?