mobile marketing

“Para este ano, torna-se particularmente interessante comparar e avaliar os resultados do ano anterior com o período homólogo em 2019, dada a evolução na utilização da internet e especificamente por device, nomeadamente, por Telemóvel (67%), por TV (18,6%) e por Consola de Jogos (8,5%) (…)”*

O uso de smartphones para aceder a informação online apresenta cerca de mais 10% do consumo face ao ano anterior, pelo que a utilização do mobile marketing em estratégias digitais é muito mais do que uma tendência.

* Estudo realizado em 2019 aos sites auditados pela Marktest, uma empresa acreditada de market research e medição de audiências dos media.

O que é o mobile marketing?

Para as empresas conseguirem triunfar e ganharem vantagem competitiva é imperativo estudar o comportamento do consumidor, a fim de satisfazer as suas necessidades da melhor forma.

Assim, e tendo em conta que estes estão cada vez mais voltado para o uso de smartphones, surge a designação mobile marketing. Esta é uma estratégia que tira proveito dos diversos dispositivos móveis utilizados pelo consumidor com o objetivo de o aproximar das marcas de uma forma mais rápida, intuitiva e emocional.

5 ações de mobile marketing mais comuns

SMS: Para divulgar ações promocionais, descontos e avisos junto do consumidor, esta é uma estratégia muito utilizada, uma vez que grande parte da população lê SMS’s num espaço de 3 minutos após a ter recebido.

App’s: As app’s surgem como facilitadores do nosso dia a dia, melhorando a experiência no acesso a serviços, como por exemplo:

    • Mobile-banking, para operações bancárias;
    • WhatsApp, para relacionamento e processo de comunicação entre consumidores e até as próprias marcas.

Responsive Design: É uma técnica valorizada pela Google no que toca a SEO, e consiste na adaptação das páginas web para qualquer dimensão de ecrã, desde o pc, tablet e smartphone. No caso de smartphones, surgiu também o termo mobile-friendly para identificar as páginas web otimizadas para interações em dispositivos móveis.

Chatbots: Os chatbots são uma interface de conversação que melhora a forma como as empresas interagem com os consumidores, aumentando a sua produtividade. É uma estratégia fácil de implementar e com grande potencial de resultados nas áreas comerciais e de relacionamento\apoio a cliente.

Redes Sociais: Atualmente, todas as estratégias digitais giram à volta de dados e não há dúvida que é através deles que é possível fazer chegar um conteúdo mais qualificado ao seu público-alvo. Redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Reddit e mais recentemente o Tik tok possuem um volume enorme de dados, o que potencia a relação a longo prazo com a sua audiência. Para uma estratégia nestas plataformas obter resultados positivos, é muito importante não limitar a criatividade e entender o que a sua audiência quer ver e/ou ouvir. Para isso, uma análise detalhada com dados de comportamento, demográficos, interesses ou hábitos de navegação poderá gerar novos insights e oportunidades para iniciar uma interação com potenciais clientes.

O mobile marketing como estratégia de excelência

A crescente utilização de dispositivos móveis como meio de pesquisa de informação sobre produtos ou serviços faz do mobile marketing uma estratégia de excelência para promover o relacionamento entre o consumidor e as marcas, mesmo tempo que estas obtêm vantagem competitiva destacando-se da concorrência.

É, por isso, crucial que as marcas acompanhem as tendências do comportamento do consumidor de forma a oferecer uma experiência customizada que lhes simplifique o dia-a-dia e acrescente valor.