transformação digital

A transformação digital consiste na integração de tecnologia em todas as áreas do negócio, implicando uma alteração profunda na operação da empresa e em última instância, em como é entregue valor aos clientes.

Numa primeira fase é necessário considerar que a transformação digital não é algo passageiro ou apenas adequado a alguns modelos de negócio. Podemos sim, considerar que existe uma constante evolução na tecnologia e que esta poderá tornar-se obsoleta ou ter especificidades adequadas a diferentes organizações. No entanto, a transformação digital no sentido lato não irá desaparecer.

Potenciar esta transformação representa uma oportunidade para as organizações se tornarem mais competitivas no mercado global, mais eficientes na análise de dados e mais inteligentes na forma como se relacionam com o cliente.

Os estados de maturidade da transformação digital

No contexto atual temos empresas de duas realidades diferentes: as empresas ditas “nativas digitais” e as empresas anteriores a essa realidade.

No primeiro caso falamos de negócios cujo modelo de negócio nasceu 100% digital. Um dos muitos exemplos é a plataforma AirBnB que reuniu todas as mais-valias do digital e as transformou num modelo de negócio de sucesso. A Uber é também um exemplo da adaptação digital de um modelo de negócio tradicional. O seu modelo de negócio, para além de transformar condutores normais em taxistas, utiliza a tecnologia a seu favor, facilitando a criação de perfis de utilizador e assim conseguindo criar uma comunicação direcionada às necessidades específicas de cada um.

No segundo caso falamos de negócios que iniciaram atividade muito antes de se ouvir falar em chatbots, em redes sociais ou até mesmo em estratégias de e-commerce. A título de exemplo temos a cadeia de restaurantes McDonald’s que soube avaliar os benefícios dos avanços tecnológicos em prol do seu negócio e, entre outras soluções, implementou, em todas as suas lojas, atendedores automáticos que registam os pedidos dos clientes aumentando assim o número de pedidos e diminuindo filas de espera. Tudo com um objetivo: potenciar as vendas.

Portanto, as empresas digitais já estão muito suportadas em tecnologia e esta evolução é-lhes natural, enquanto que, as empresas mais “tradicionais” têm um percurso diferente pela frente e algumas estão claramente a sentir “dores de crescimento”.

O futuro da transformação digital nas empresas

Ter a capacidade de olhar para o negócio da empresa e conseguir repensar a sua atuação de uma forma digital tem os seus desafios. É necessário investir na tecnologia adequada à empresa, evoluir a cultura organizacional no sentido digital e ter o foco na inovação.

Se pensarmos quem é o atual cliente das empresas, sabemos que a geração que nasce “conectada” é já uma fatia importante do panorama económico e a verdade é que nos próximos anos vai ser muito mais expressiva. Assim, conseguimos percecionar a importância da transformação digital e da atualização contínua, a um ritmo cada vez mais rápido.

O futuro da transformação das empresas, passará por modelos de negócio mais ágeis e como uma necessidade constante de inovação. Inovação na idealização de processos de forma a ganhar eficiência, na cultura organizacional e na forma como se entrega valor ao cliente. Esta será a base de um futuro, cada vez mais presente.