Cuidar da saúde é algo primordial para qualquer um de nós. Contudo, o acesso à saúde nem sempre é muito facilitado, ou porque o sistema público não satisfaz a elevada procura em tempo útil ou porque nós tendemos a ter a agenda sempre ocupada e não queremos perder horas num hospital ou clínica.

Neste artigo abordamos de que forma o potencial dos chatbots pode ajudar a solucionar estes e outros dilemas com benefícios tanto para o paciente como para entidades clínicas.

Como pode um chatbot melhorar a experiência do paciente?

Um chatbot permite responder de forma praticamente imediata a qualquer paciente e pedido, conseguindo através de algumas questões indicar, por exemplo, um guia de tratamento para os sintomas detetados ou marcar uma consulta, entre outras ações desejadas. Assim, diminui-se o tempo de resposta ao paciente, automatizam-se processos e consequentemente temos melhorias na experiência do serviço de atendimento.

Vivemos na era do imediato, em que pesquisamos online para obter a resposta na hora. A saúde tem sido exemplo disso e, é nos dias de hoje, uma temática bastante pesquisada. Efetivamente, as pessoas procuram informação sobre doenças, tratamentos, médicos, hospitais, entre outros tópicos nesta área. Fazem-no porque querem ter informações de forma rápida e, de preferência, que sejam de confiança.

O Google reforça esta ideia com alguns números, vejamos:

  • Por minuto são feitas 70 mil pesquisas relacionadas com saúde;
  • No dia-a-dia este valor ascende a 1 bilião;
  • Da totalidade das pesquisas do google a saúde tem uma fatia de 7%.

Vantagens da utilização de chatbots no setor da saúde

Quando falamos em saúde sabemos que estamos a abordar um tópico sério e que até pode ser visto com algum ceticismo esta ligação entre chatbots e saúde. Todavia esta combinação improvável pode trazer diversas vantagens para ambas as partes, nomeadamente:

  • Acesso mais fácil e rápido a informações necessárias (exemplo: histórico de saúde);
  • Melhorias no tempo de resposta e a experiência do paciente – o chatbot está disponível 24H por dia e pode responder ao mesmo tempo a diversos utilizadores;
  • Redução de custos e tempo de atendimento no hospital – ao automatizar-se processos, no check-in ou na marcação de consulta, consegue-se um processo mais eficiente, reduzindo custos e tempo.
  • Pode gerar novas fontes de rendimento (programas de apoio, formações, etc).

O futuro e os principais desafios da utilização de chatbots

O principal desafio é educar os consumidores a utilizarem estes chatbots com confiança e de forma responsável. A inovação, principalmente no setor da saúde e das novas tecnologias, implica isto mesmo. Não é suficiente desenvolver um produto ou serviço com uma proposta de valor surpreendente, é preciso educar para a sua utilização, mostrando sobretudo as suas mais-valias.

Exemplo disso são as receitas eletrónicas. Há dez anos ninguém ia acreditar que seria possível receber por email as receitas médicas ou aceder às mesmas através do seu cartão de cidadão, mas hoje é uma realidade.

Assim, importa refletir sobre o potencial da utilização de chatbots no setor da saúde, e nas vantagens oferecidas ao paciente que cada vez mais está online.

Será que os médicos vão ser substituídos por chatbots?

Os chatbots não vão substituir os médicos. O verdadeiro valor de um software que conversa automaticamente com o cliente é complementar e não substituir o trabalho dos profissionais de saúde.

Desta forma, importa perceber que existe, com esta tecnologia, uma oportunidade para melhorar a experiência dos pacientes e permitir aos hospitais e clínicas estarem mais próximos destes.

Para finalizar, esta tecnologia, assim como outras estratégias digitais podem acrescentar valor ao setor da saúde, seja ele privado ou público. Neste caso em específico, os chatbots podem ser uma mais valia, sobretudo, no apoio ao serviço de atendimento ao cliente.